Criar uma Loja Virtual Grátis
Russia
Russia

Nome: Federação Russa

Capital: Moscou

População: 147,2 milhões

Área: 17.075.400 Km2

Idiomas: russo, tártaro, ucraniano, tchuvache e mais outros cem

Forma de governo: república federativa mista

Principais cidades: São Petersburgo, Murmansk, Kaliningrado, Astrakhan, Oremburg, Siktivikar, Omsk, Novossibirsk, Iakutsk, Magadan e Vladivostok

Moeda: Rublo (US$ 1,00 ~ 30 rublos)

Religião: Cristianismo ortodoxo (principal)

Clima: O clima no extremo norte do país é sub-polar. Na maior parte do território, porém, o clima é temperado continental e, no centro, o clima predominante é o clima de montanha. No geral, a melhor época para ir à Rússia é entre maio e setembro, quando as temperaturas durante o dia ficam entre 23 e 35o C, e à noite caem para uma média de 18o C. A primavera e o outono têm clima bastante imprevisível: tempestades de neve e temperaturas na média de -5o C são possíveis de ser experimentadas nesta época. Se sua viagem for durante uma destas estações, não se esqueça de levar suas botas ou sapatos impermeáveis, pois nesta época há muita lama. Existem ainda alguns motivos que podem justificar uma viagem à Rússia durante o inverno: em Moscou e São Petersburgo, as folhas que caem sobre os prédios dão um ar realmente nostálgico e belo à arquitetura local. Além disso, é muito mais fácil conseguir ingressos para assistir ao Bolshoi, e todas as atrações turísticas não estão tão lotadas nesta estação. O inverno oferece uma visão muito romântica da Rússia: uma oportunidade de usar aqueles casacões que nunca saem do armário e de ir patinar no gelo no Gorky Park. Aqueles que estiverem no país durante o inverno devem levar seus casacos mais quentes, botas e chapéus de pele ou de lã, pois o frio costuma ser muito intenso e o clima bastante seco.


Geografia: A Federação Russa é a maior nação do mundo. Mais de 10 mil quilômetros e onze fusos horários separam Sochi, no oeste, de Vladivostok, no extremo leste. Seu vasto território alcança dois continentes, a Europa e a Ásia. A parte européia, delimitada pelos Montes Urais, reúne quatro quintos da população e as principais cidades, entre elas a capital, Moscou, e a imperial São Petersburgo. A leste do rio Ienissei, elevam-se planaltos e serras bastante erodidos e ao sul se estende o Cáucaso. As planícies inóspitas da Sibéria, na porção asiática, concentram as ricas reservas minerais que fazem do país um dos líderes mundiais na produção de carvão, petróleo e gás natural. A grande extensão territorial, porém, esconde uma fragilidade geopolítica: a existência de poucas saídas para águas navegáveis. Com uma longa costa gelada nos mares Glacial Ártico e de Bering, restam portos estratégicos nos mares Negro, Báltico e de Barents.

Economia: A economia russa é uma das mais peculiares do mundo, por motivos históricos que são amplamente conhecidos. A Perestroika (abertura econômica iniciada por Gorbachev após o colapso da União Soviética) foi o primeiro passo para conduzir um país de dimensões continentais em direção ao capitalismo. Após ostentar por muitos anos o modelo socialista, de economia planificada e com base em empresas estatais, o país teve (e está tendo) um caminho duro a percorrer em direção à uma lógica de livre mercado. Os saudosistas do "regime dos camaradas" culpam o imperialismo capitalista pelas dificuldades que o país enfrenta hoje, mas os jovens impressionados com o american way of life não parecem querer saber mais de socialismo. Cobiçam os produtos e as idéias vendidas pela recém chegada TV aberta, não se lembram mais do período de Guerra Fria, da corrida espacial, da espionagem, da Crise dos Mísseis, etc. O longo período de Guerra Fria e a queda do Muro de Berlim parecem ter atrasado o desenvolvimento do Urso, que padeceu com sua tecnologia obsoleta e suas empresas estatais moribundas. A corrupção e a máfia se estabeleceram na política interna e o povo sofre com crises de abastecimento e falta de perspectiva. Em agosto de 1998, a Rússia se tornou o centro da crise financeira mundial, obrigando o presidente Iéltsin a declarar a moratória da dívida externa de empresas privadas e abalando bolsas de valores no mundo todo. O rublo desvalorizou-se em 75%, o desemprego, em 1999, atingia já 14,2% da população economicamente ativa, e 35% dos russos viviam abaixo da linha da pobreza O futuro econômico do país é incerto, a única certeza que se pode ter sobre a economia russa é de seu imenso e pouco explorado potencial natural e mineral, e de seu potencial humano, com um povo corajoso e resistente, forjado em muitos anos de sofrimentos e privações.Os russos são meticulosos quanto à sua forma de se tratarem e gostam do uso de títulos.

Costumam tratar-se pelo sobrenome.

 A sua linguagem corporal diverge da dos ocidentais e eles somente sorriem para seus amigos.

 Sorrir não é respeitoso em ocasiões formais.

 Assim como os nórdicos eles são educados para ouvirem atentamente sem interromper o interlocutor.

 Gestos expressivos não são apreciados.

 Quando a outra pessoa terminou de falar, é polido fazer um momento de silêncio antes de responder.

 É uma antiga tradição russa receber hóspedes com pão enfeitado e sal.

 Filas longas e ordenadas de pessoas ocorrem normalmente todos os dias, portanto, seja educado e respeite-as. Nunca as fure.

 Considerando a forte influência de um sistema político comunista durante várias décadas, não é surpreendente que ainda predomine uma consciência de grupo, uma orientação coletiva.

 Uma vez que é muito comum ocorrerem negociações entre equipes, freqüentemente, o processo decisório fica confuso, sem que se saiba quem é o responsável. Esses fatores tornam as negociações lentas e cansativas.

 Em geral, os europeus orientais são diretos na comunicação, fazendo demandas e solicitações claras e firmes.

 A proximidade física entre as pessoas costuma ser maior do que na América do Norte.

 Use cartões de visita impressos tanto em cirílico (a escrita russa) como em inglês.

Ouça, mas não emita muitas opiniões, quando os russos falarem sobre as dificuldades que estão atravessando.

 Marque encontros com antecipação e seja pontual.

 Os russos querem conhecer tudo sobre o produto que estão comprando. Considere a possibilidade de levar um especialista.

 Reserve bastante espaço para negociar. As exigências iniciais dos russos costumam ser exageradas.

 As viagens à Rússia devem ser planejadas com vários meses de antecedência para conseguir os vistos, contatos e arranjar as passagens e estadia

Rating: 2.6/5 (20 votos)


ONLINE
1